segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Visitei o Catavento

Nunca imaginei que aprender sobre células pudesse ser interessante ou divertido, mas não é somente isso, aguçar a curiosidade sobre a galáxia, o sistema solar, o sol, será que alguém pode imaginar como é o barulho de uma tempestade magnética? Não? Lá, é possível ouvir esse e outros sons relacionados ao espaço. Passar por uma caverna escura, dá medo! Mas medo, medo mesmo é ver o tamanho da Saúva, ou daquelas aranhas vistas por detrás das lentes de aumento. É muito gostoso ouvir o canto dos passarinhos por meio de mídias eletrônicas, ver, assistir e ouvir espécies raras de animais com recursos muito avançados, contudo, é na sala de engenho que a criançada faz a festa. Cada engenhoca, por mais simples que pareça, provoca a curiosidade e interesse, desperta prazer de aprender, e tenha certeza de que aprende mesmo. É incrível tocar numa bola de metal e ter os cabelos todos arrepiados. É divertido e curioso perceber que ao pedalar as luzes de um painel se acendem, confesso que a ilusão de óptica me encantou, entrei naquela sala de espelhos, eu nunca vi tantas de mim num mesmo lugar ao mesmo tempo. Fazer bolhas de sabão gigantescas e mais uma infinidade de engenhos que atraem fortemente qualquer criança de trinta anos. A visita foi muito apreciada, porém, pretendo voltar e rever tudo e ver mais coisas, afinal, não houve tempo para eu explorar tudo o que o Museu oferece. Pretendo voltar e recomendo, é um espaço agradável, fechado, coberto, limpo, seguro, educador, acessível e muito divertido.

10 comentários:

  1. Esse relato me deixou curiosa, com vontade de conhecer.
    Deixando claro como é possível trabalhar a interdisciplinaridade.
    Uma ótima dica para trabalhar com as crianças, pois sabemos da importância e de como funciona trabalhar a teorias e práticas, promovendo o progresso do conhecimento através da inovação, adaptação e aplicação de conceitos.

    ResponderExcluir
  2. Pela discrição do espaço ao museu do cata vento feita pela Patrícia desperta o interesse de conhecer as coisas que não estamos à costumada a ver ou ver coisas como o cantar do passarinho que passam despercebidos.
    E a discrição do Adilson sobre o local mostra que é um lugar seguro, e que a visita será muito prazerosa.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do relato de vocês em relação ao museu catavento, esse tem um espaço super bacana, pois é como se você estivesse do lado do sistema solar, suas galáxias, a sensação portanto, é muito boa.
    O interessante é que o museu catavento mostra a importância da tecnologia, tanto no dia-a-dia como na educação, essa porém não pode ser deixada de lado.

    ResponderExcluir
  4. Gostei do relato de vocês em relação ao museu catavento, esse tem um espaço super bacana, pois é como se você estivesse do lado do sistema solar, suas galáxias, a sensação portanto, é muito boa.
    O interessante é que o museu catavento mostra a importância da tecnologia, tanto no dia-a-dia como na educação, essa porém não pode ser deixada de lado.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada meninas pelos comentários. Vocês têm toda a razão de querer conhecer este lugar. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Patricia eAdilson, gostei muito do blog de voceis, muito interessante mesmo , me supriendi com os relatos e as informações apresentados por voceis, não imaginava que o acervo do museu cata vento fosse tão inriquecido com os avaços tecnologicos, como isso é importante, que pena que nem sempre essas informações cheguem ´para todas as pessoas, que bom serie se todos tivessem acesso.
    Adorei a indicação sem dúvida nenhuma irei visitar este espaço super interessante......Beijusss

    ResponderExcluir
  7. comentado por: Tatiana Lucas


    O Museu Catavento me pareceu um lugar de lazer muito interessante, pois utilizam uma linguagem moderna que estimula a interatividade entre o público e a exposição.
    O principal, o que aprendemos no local, pois traz muitas coisas boas para nosso aprendizado, deu para perceber que é um local educativo e, principalmente, divertido.

    ResponderExcluir
  8. Com todas essas informações, fiquei curiosa para conhecer esse lugar, ficou realmente incrível esse trabalho, isso mostra o quanto é rico a nossa cidade que pouco conhecemos, esse trabalho nos fez conhecer diversos lugares para visitarmos. E o catavento esta entre os lugares que irei vistar com meu pimpolho e futuros alunos. Parabéns pela escolho ficou ótimo.

    ResponderExcluir
  9. Adorei...tudo muito lindo e interessante!!
    Parece ser imenso..sem contar como é colorido!
    Quem sabe não levo até minha pituca lá!!

    ResponderExcluir
  10. Gente, eu voltei lá, e conheci outros espaços. É muito legal! Tamy e Duda, visitem e levem a pequena Pituca, com certeza ela vai se divertir muito, porque lá tem conhecimento e diversão para todas as idades. Abraço

    ResponderExcluir